Minha laranja amarga e doce, meu poema.

 Decidi partilhar hoje, algo que não faço há algum tempo….

   Ao rever uns vídeos antigos, acabei por encontrar uma adaptação da escstunis, a tuna da Escola Superior de Comunicação de Lisboa, de uma das minhas canções portuguesas favoritas.

   A canção de que falo é de um interprete português, nascido no Bairro dos Anjos, em Lisboa, a 29 de março de 1948. Falo de Fernando Travassos Tordo, ou Fernando Tordo, pelo qual é mais conhecido. Começou a cantar aos 16 anos e passou por bandas como os Deltons ou Sheiks. Em 1969 participa pela primeira vez no Festival RTP da Canção, com o tema “Cantiga”.
Um dos seus amigos mais chegados viria a ser José Carlos Ary dos Santos, que escreve o seu terceiro tema para, também, o seu terceiro Festival RTP da Canção, “Cavalo à Solta”, no ano de 1971. Venceu neste ano e em 1973 também, com o tema “Tourada”.

   Entre muitos outros prémios que recebeu ao longo de toda a sua carreira, há que destacar o Prémio Figueira da Foz, inserido no âmbito do Prémio Nacional da Música, em 1988.

   Em 1990 faz um espectáculo, juntamente com outros dois nomes da Revolução de Abril, Carlos Mendes e Paulo de Carvalho, no Casino Estoril. Participou em várias viagens de Estado, gravou em vários estúdios europeus, como o de Abbey Road e ainda editou cerca de 5 livros, entre os quais “Fantásticas, Fingidas e Mentirosas”.

   Foi gerente da empresa Stardust Produções, durante 2008, responsável pela produção de espetáculos em várias cidades. Em 2013 voltou aos palcos, com artistas como Tiago Bettencourt, António Zambujo ou Luísa Sobral.

Em 2014 emigra para o Brasil, em busca de trabalho e novos palcos.

Para além de uma grande composição musical, considero que o que mais se destaca nesta música, é o sentimento da voz de Fernando Tordo, ao dizer cada palavra. É o que marca toda a diferença e faz dela uma das minhas canções portuguesas favoritas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s