Behance on creative balance

   Um dia Thomas Merton, no seu livro “No Man is na Island”, escreveu:

“A Arte dá-nos a oportunidade de nos encontrar-mos a nós mesmo e perder-mo-nos, tudo ao mesmo tempo”

   Acho que é disso que se trata o post de hoje: podermos encontrar-nos e dar-mo-nos a conhecer através de meios pouco convencionais, mas que, acima de tudo, funcionam. Hoje em dia, como já falei num dos post anteriores, estamos todos ligados por fios ou redes invisíveis. Todos temos algo em comum: uma música, um prato favorito, uma destino de viagem de sonho ou, até, um hábito estranho. Mas, apesar de todos os ponto em comum acredito que, como obras de arte, somos criados de maneira única. Especial. Inigualáveis.

   Cada obra de arte resulta, como é de esperar, do talento do artista que a constrói, apesar de este ser apenas uma pequena parte do valor que a constitui. O amor que o artista lhe dedica, a técnica que usa e o tempo que o sujeito a leva a construir determinam o seu grau de valorosidade.

   Vivemos  num mundo altamente concorrente e onde a imaginação e a criatividade abundam. O que marca a diferença é a maneira que cada um usa a sua criatividade para se destacar, mostrar as suas qualidades e, assim, conseguir as melhores oportunidades que o elevem a um patamar superior.

   Hoje venho falar-vos de uma ferramenta ideal para quem quiser, não só expor as suas ideias, trabalhos, mas onde o principal objetivo é cada utilizador ajudar a levar a arte contemporânea a todos os cantos do mundo, através de uma plataforma online.

2000px-Behance_logo.svg

 

   Vejo o Behance como uma espécie de MoMA, onde a galeria de obras de arte é construída por todos aqueles que queiram fazer parte dela. Esta plataforma nasceu no ano de 2006 com o principal objetivo de juntar profissionais criativos, onde a organização não fosse o seu forte, e onde as suas carreiras pudessem estar, gratuitamente, livres de qualquer burocracia. A missão dos criadores deste site é dar sentido à criatividade mundial, de modo a fazer as ideias acontecer, rompendo as barreiras entre o talento e as oportunidades deste se expressar.

    Como já foi mencionado, a principal função do Behance é a mostra e a descoberta de diferentes trabalhos criativos, que vão deste ilustrações de livros, campanhas publicitárias ou logótipos. Aqui, ao criar o seu perfil, o artista pode reunir todo o seu trabalho num “portefólio” online, de forma organizada e eficiente.

hello monday.png

    Cada utilizador pode ter a sua própria página, com um perfil de utilizador (nome, localidade, contacto), dividido por pequenos álbuns, cada um correspondente a um trabalho. Estes trabalhos podem ser de mais variadíssima natureza, desde cartazes publicitários, desenhos pessoais, ilustrações de filmes ou até pequenos frames de vídeos.

   A importância desta ferramenta reside, sobretudo, no facto de cada empresa poder procurar e descobrir o tipo de colaborador que precisa, a um escala global, assim como a própria organização pode criar uma página, onde reúne os seus colaboradores e onde pode colocar, online, ofertas de emprego. Para alguém que procure trabalho, basta entrar no site e ir ao separador  “Está à procura de talentos?” e a partir daí a plataforma dá a oportunidade ao utilizador de filtrar a oferta de emprego a partir da empresa, país ou mesmo cargo pretendido.

959

   A importância desta funcionalidade? Bem, cada organização, ao perceber que tipo de cargos é que a sua concorrência procura, pode prever os pontos fortes e fracos da mesma, conseguindo estar um passo mais à frente desta e, assim, dominar o seu mercado e o setor onde se movimenta. Outro ponto bastante importante é a maneira como esta plataforma veio revolucionar modo de recrutamento: agora, para além de ser possível a organização perceber quem procura emprego, também pode analisar o currículo do trabalhador em questão, observando os trabalhos realizados até agora e o seu percurso. Após um acordo com o ProSite (um site de portefólio e CV online, totalmente personalizável, é também possível haver uma total sincronização dos dois sites.

   A equipa do Behance acredita que todo o trabalho excelente deve receber o crédito que merece, assim, podemos definir duas ideias principais defendidas pelos criadores deste site:

Todos os criativos deviam perder tempo a criar, não a mantê-lo ou promovê-lo

Todo o talento deve estar ligado às oportunidades corretas

Behance-Team-01.jpg

“Acreditamos que o bom trabalho
deve-se 
espalhar de forma eficiente pelo globo,
ganhando a exposição que merece”

   Com a criação da plataforma 99U, a equipa Behance quer ajudar novos artistas, em ascensão no mercado, a conseguirem destacar-se. Neste blog, essencialmente ligado ao marketing digital e à criação de ligações entre os diferentes criativos mundiais, encontramos de tudo um pouco: reviews de livros, entrevistas, conferências a decorrer ou artigos que possam ser importantes para alguém que se queira ligar profundamente com o mercado e ficar a conhece o meio em que se movimenta. Para as organizações e empresas do meio é uma maneira de controlar a sua influência e popularidade na comunidade de criativos: saber o que estes dizem, os seus interesses, preocupações, necessidades ou até o que estes observam no próprio meio. Uma opinião de quem sabe o que quer.

Capturar.PNG

   Falando um pouco sobre a ferramenta que é o Behance. Nasceu em Nova Iorque, considerada a cidade do Design. Faz parte da família Adobe, onde a prioridade é o uso das mais recentes tecnologias e designs para tornar o dia a dia de cada utilizador muito mais fácil. A Adobe defende que o impacto de cada designer na criatividade diária e a maneira como este pode ter um papel decisivo na rotina de cada sujeito, melhorando-a, é uma oportunidade que não deve ser rejeitada a ninguém que faça uso de um “dom” para melhorar a vida dos outros.

Criatividade.png

   Estas são algumas palavras de ordem nos escritórios Adobe/Behance, onde os diretores consideram que “nenhuma ideia é ridícula, apenas existem algumas menos executáveis ou com timming incorreto”.

   Esta plataforma já recebe diversos prémios, destacando o Wembley Award Finalist, em 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s