Falta um ano e meio.

Há cerca de três meses que tenho este blog.

Estou a um ano e meio de acabar o meu curso e, sinceramente, aprendi mais num ano de meio do que na minha vida inteira. Lembro-me como se fosse hoje que, no dia da minha matrícula, um trajado que pertencia às praxes a decorrer na altura, perguntou-me o curso. Respondi: RPCE. O trajado riu e perguntou se eu gostava de café. Inocentemente, respondi que sim. A resposta de recebi de volta foi: vais aprender a gostar mais ainda. A verdade é, que, hoje o café é um dos meus melhores amigos.

Estou a dois dias de completar vinte anos e, olhando para trás, acredito que não dei conta pelo tempo passar tão rápido.

Nunca pensei que, ao entrar para o meu curso, a minha visão do mundo pudesse ser tão alterada. RPCE proporcionou-me dualidade de sentimentos: tão depressa o odeio como o adoro. Aprendi que ser RP é muito mais do que estar à porta de uma discoteca a distribuir panfletos, de saltos altos e vestido curto. Ser RP é contar histórias, ao mundo constantemente. Ser RP é saber lidar com situações, quando toda a gente trepa pelas paredes acima. É ser levado ao limite  aprender a aguentar mais um bocadinho quando o ultrapassamos. Ser RP é saber lidar com a pressão, com a falta de tempo constante, com uma carga horária estupidamente pesada mas, sobretudo, ser RP é olhar para o mundo de uma forma que mais ninguém faz.

Cada RP é diferente à sua maneira. Consigo confirmar isso pelo meu grupo de amigos: há quem saiba lidar melhor com a pressão que outros, há quem leve as coisas com calma, há quem disfrute de RP, há até aquela pessoa que sabes que o futuro nunca vai passar pelas Relações Públicas e ainda aquela pessoa que definitivamente tem futuro no mundo da Comunicação. Acredito que é isso que torna tão rico o nosso meio porque até nós não conseguimos bem definir o que fazemos. Construímos relações? Ok, mas isso não depende de cada um?

portefolioRPCE apresentou-me a um mundo complexo, cheio de redes. Redes de contactos, redes de partilha de conteúdo ou até redes pessoais. Acredito que é isso que nos distingue: saber onde estão, exatamente, essas redes. Podemos aprender de tudo no nosso curso: trabalhar com uma câmara de filmar, saber montar uma mesa de som, aprender a tirar fotografias, saber quem foi Pierce ou até Herta Herzog. Podemos aprender como falar em público ou como a posição das mãos é importante para transmitir uma sensação. No meu curso aprendi a contar noticias e fazer websites ou aplicações para diapositivos. É o entregar trabalhos em cima da horas, as diretas na companhia dos amigos, com gargalhadas pelo meio. RPCE é o recurso a Gestão ou o alivio na consciência ao entregar o Portefólio. Acho que, o essencial que o meu curso me deu foi o conhecer-me a mim mesma, os meus limites. Aprendi a reinventar-me e a adaptar-me. Ensinou-me a acompanhar o mundo e as constantes mudanças. A estar atualizada, atenta ao vizinho do lado. O pensar duas vezes antes de fazer ou a prestar atenção a um simples anúncio que passa na televisão.

Acho que a ESCS nos dá uma oportunidade fantástica, enquanto escola pequenaIMG_7904 que é, de criar relações e, sem margem para dúvida, que é o maior ensinamento que levo daqui. O aprender a manter relações, quando nem há espaço para dormir ou respirar. O aprender a
lidar com feitios difíceis,todos os dias. Lidar com a pressão de pessoas à beira de um ataque de nervos. RP ensinou-me a perceber o que era importante e o que passou a ser supérfluo, assim como o fez, exatamente da mesma maneira, com as pessoas. O meu curso deu-me amizades para a vida e fez com que o ir para as aulas não fosse tão difícil.

O meu curso fez com que escrevesse este post, às 6.14h de um domingo, apesar de estar morta de cansaço. RPCE é isto. E eu não o trocava por nada deste mundo.

As Relações Públicas são uma forma de interpretar o Mundo, mas acho que o 2.0 aqui somos nós.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s